Na manhã desta quinta-feira (01/12), o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) efetuou a publicação do calendário eleitoral, para a escolha de Conselheiros (as) do Nacional e dos Regionais. O pleito será responsável pela definição dos representantes para o quadriênio 2024/2027.

> Clique aqui e confira o calendário na íntegra, com as datas e informações;

> Clique aqui e confira o calendário final, com as devidas retificações*

As chapas interessadas em concorrer ao pleito terão o prazo de 13 de março a 26 de abril para efetuarem suas inscrições. Feitas as devidas análises de inscrição por parte da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), a resposta definitiva sobre deferimento e indeferimento de chapas acontecerá até o dia 30 de maio.

A votação da categoria, por sua vez, ocorrerá nos dias 25 a 27 de julho, por meio eletrônico. Este será o período previsto para a votação online dos profissionais, que escolherá os novos representantes do Sistema CONTER/CRTRs. Os vencedores do pleito democrático iniciarão o mandato efetivamente no dia 1º de janeiro de 2024.

Para votar é importante que o eleitor:

– Atualize devidamente seus dados cadastrais junto ao Regional responsável (Nome completo, CPF, e-mail, telefone e endereço);

– Verifique se está em dia com as obrigações financeiras de seu CRTR.

De acordo com o Art. 1º do Regimento Eleitoral, a candidatura para concorrer aos cargos de Conselheiros do Nacional e dos Regionais será realizada por meio de inscrições de chapas de forma unificada, sendo essas com o número de vagas dos respectivos cargos, reservando-se o mínimo de 30% do número total de vagas para a participação de técnicas e tecnólogas em Radiologia. Os membros a Conselheiros do Nacional e dos Regionais serão escolhidos de forma simultânea pelo voto direto na respectiva jurisdição.

Documentos importantes

 Clique aqui e a Resolução CONTER nº 11, com o Regimento Eleitoral;

– Acesse aqui o Edital da Eleição Unificada e clique aqui para ver sua retificação

 Veja aqui a Instrução Normativa Eleitoral nº 01;

– Confira aqui o espaço com todas as publicações oficiais do pleito.

*Retificação de calendário publicada em 07/12/2022, com informações sobre datas e horários.