Neste Dia Mundial Sem Tabaco, destacamos a importância dos exames de diagnóstico e monitoramento na identificação e acompanhamento das doenças causadas pelo tabagismo. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco visa combater o uso do tabaco e alertar sobre as doenças e mortes evitáveis decorrentes do seu consumo.
O tabagismo, uma doença crônica, envolve o consumo de cigarros e outros produtos derivados do tabaco, como dispositivos eletrônicos, narguilé, cachimbo, rapé e fumo-de-rolo. A nicotina presente nesses produtos é uma droga psicoativa que causa dependência.
Segundo a OMS, o tabaco é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, sendo responsável por diversos tipos de câncer, doenças crônicas, cardiovasculares e diabete. Exames de pré-diagnóstico são essenciais para detectar precocemente essas doenças, aumentando as chances de tratamento eficaz e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
De acordo com o documento “Abordagem e Tratamento do Fumante”, elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tratamento para o tabagismo inclui uma série de procedimentos, alguns deles é a abordagem cognitivo-comportamental, que realiza treinamento de habilidades comportamentais, como auto-monitoração, o controle de estímulos, o emprego de técnicas de relaxamento entre outros. Para o tratamento, ainda é muito importante o uso de medicações que ajudam na cessação de fumar.
Hoje, reforçamos a importância de buscar ajuda para parar de fumar e de realizar exames regulares para monitorar a saúde. Técnicos em radiologia desempenham um papel crucial nesse processo, contribuindo para a detecção precoce e o tratamento adequado das doenças causadas pelo tabagismo. Juntos, podemos combater o tabagismo e promover uma vida mais saudável para todos.