Gestores se reúnem em Brasília até a próxima quarta-feira (1º), em Brasília

Teve início, na manhã de hoje (28/02), a XII Conferência dos Executivos do Sistema CONTER/CRTRs, encontro que reúne gestores do país inteiro a fim de debater desafios e perspectivas para o desenvolvimento dos profissionais das técnicas radiológicas. A programação foi aberta pela presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Silvia Karina Lopes da Silva, que reforçou a importância da integração entre Conselhos Nacional e Regionais. “É fundamental esse alinhamento para que possamos caminhar juntos e em harmonia rumo à valorização profissional”, defendeu a gestora.

Neste primeiro dia, foram discutidas pautas como a atuação e os desafios profissionais em telecomando (telessaúde) e “pejotização”, cujas palestras ficaram a cargo de Luciano Henrique Monteiro, presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Minas Gerais (CRTR 3² Região). O representante alertou sobre os riscos e consequências das práticas no mercado de trabalho da categoria. “Entre os principais problemas, destaco a redução dos postos de trabalho, a sobrecarga de trabalho, a maior facilidade de ilícitos sanitários, além da dificuldade de fiscalização e controle”, pontuou. O gestor falou, ainda, sobre os meios pelos quais o CRTR mineiro tem enfrentado o problema, inclusive, com a judicialização do problema.

Também foi tema de debate “Os desafios do Sistema Nacional de Educação (Sinae) do Sistema CONTER/CRTRs”, que teve como expositores a presidenta do CONTER e de Rubens Acosta Machado, presidente da Coordenação Nacional de Educação (Conae); e, ainda, uma apresentação do Sistema de Gestão do CONTER, conduzida por Lays Maciel Aguiar, José Alves Neto e Fabio Leandro Santana da Costa, sócios da Studios T.I, companhia que presta serviços ao Conselho Nacional.