O protagonismo dos profissionais das técnicas radiológicas se estende a diversos setores da sociedade, o que inclui a área da tecnologia. Com o objetivo de facilitar a vida de trabalhadores e estudantes da Radiologia Médica, o tecnólogo em Radiologia Adoniran Lopes, em conjunto com os colegas Daniel Landim e Natália Oliveira, criou o app Radiologia Aplicada, que traz, em uma linguagem prática, ensinamentos sobre posicionamentos, termos técnicos, história da Radiologia, entre outros assuntos da área. A plataforma já é sucesso entre a comunidade: foi baixado mais de 98 mil vezes, inclusive, no exterior.

A ideia do aplicativo surgiu no ambiente acadêmico, em um projeto de iniciação científica, da universidade em que Adoniram ministra aulas no curso superior de Radiologia. A intenção era aliar a teoria a aplicações práticas. Para dar estrutura ao projeto, o professor, acompanhado dos alunos e companheiros no projeto, Daniel e Natália, se debruçaram sobre referências bibliográficas reconhecidas na área. A equipe compreendeu que era preciso muito conhecimento científico para dar consistência ao programa. A imersão científica foi tamanha que, futuramente, o mestrado de Adoniram Lopes teria como tema o app.

De outra geração, o profissional acredita que a tecnologia, atualmente, é uma grande aliada da formação profissional e da educação continuada e pode facilitar a vida de profissionais e estudantes. “A usabilidade de tecnologias facilita, sem dúvidas, o aprendizado. O processo de ensino-aprendizagem precisa ter teoria e prática. Com o uso da tecnologia, facilitamos a aceitação”. A aprovação do público confirma que Adoniram tem razão, o Radiologia Aplicada rompeu as fronteiras do país e já foi baixado em diversos países – inclusive possui uma versão em Espanhol.

Difusão de conhecimento

Atualmente, o aplicativo ganhou novos desdobramentos: na rede social Instagram, o filtro “Radiologia Aplicada”, no formato de quiz, ajuda a categoria a lembrar incidências e a testar conhecimentos. O app também foi adaptado e pode ser utilizado por meio de assistentes virtuais, como o Alexa.

O Radiologia Aplicada está disponível para aparelhos Android e pode ser baixado diretamente na loja virtual Play Store.