A pandemia da Covid-19 evidenciou o fundamental trabalho exercido pelos profissionais da saúde, cuja força de trabalho tem sido a principal arma no enfrentamento da maior crise de saúde desta geração. Neste cenário, destaca-se o trabalho dos profissionais da Radiologia que atuam como os olhos da Medicina contra uma doença ainda pouco conhecida e cujas complicações foram sendo descobertas ao passo que os casos cresciam vertiginosamente.

O trabalho essencial de técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia fez com que a demanda por esses profissionais alcançasse índices jamais vistos. Segundo a empresa Catho, especializada em recrutamento profissional de pessoas, o aumento pela procura chegou a 732%, no primeiro semestre de 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Uma dessas oportunidades surgiram para Natalice de Jesus, técnica em Radiologia do estado da Bahia. Ela, que é formada há 13 anos, viu nos novos tempos a oportunidade de se reinserir no mercado e agarrou a chance. “Surgiu necessidade de profissionais para o setor, claro segurei com as duas mãos”, relata e complementa dizendo, “está sendo uma experiência bem desafiadora, mesmo porque sou nova na atuação da atividade de imagem, mas amo desafios”.

O presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciano Guedes, explica que as técnicas radiológicas têm sido uma grande aliada no manejo da Covid-19. “Os casos graves da doença são conhecidos por acometerem os pulmões, o que faz com que os exames de imagem sejam fundamentais em vários momentos do atendimento aos pacientes, desde a detecção da doença, evolução do quadro, até o acompanhamento da recuperação”, informa.

“Desde os primeiros casos, tivemos consciência do protagonismo que a categoria assumiria na crise. Em razão disso, tomamos medidas para facilitar a atuação dos profissionais da Radiologia e mantivemos a prestação de serviço nos Conselhos para que a saúde pública não fosse impactada”, afirma o diretor-secretário do CONTER, Mauro Marcelo Limeira.

O Conselho editou Resoluções que facilitaram o ingresso de novos profissionais e a reinserção de trabalhadores que estavam com registro inativo. Além de viabilizar a inscrição à distância, foi instituída uma habilitação provisória com o objetivo de abreviar o ingresso dessas pessoas na linha de frente. O órgão permitiu, ainda, a estudantes que faltavam apenas concluir o estágio pudessem adiantar a formatura, desde que tivessem realizado pelo menos 75% da carga horária da prática. Todas essas soluções ajudaram a suprir a necessidade do mercado e permitiu que milhares de profissionais assumissem a linha de frente nas instituições de saúde.