Documento deve ser solicitado junto ao CRTR e é requisito para a candidatura nas Eleições 2023

Com as eleições 2023 batendo na porta, chegou a hora de os postulantes aos cargos de Conselheiro Nacional ou Regional começarem a organizar a documentação para realizar a inscrição de candidatura, que este pleito ocorrerá por meio de chapas. O prazo de inscrição se inicia no próximo dia 13 de março de 2023 e vai até 26 de abril. Entre os documentos necessários à candidatura, conforme o Regimento Eleitoral, está a certidão para fins eleitorais.

Emitida pelo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR), ela é o que atesta que o futuro candidato está regular junto ao Sistema CONTER/CRTRs. Como a emissão do documento pode levar até 15 dias, o CONTER recomenda que os pré-candidatos já realizem a solicitação o quanto antes – a certidão é válida por 60 dias.

Atente-se que, se você possui inscrição secundária, a Certidão para fins Eleitorais deverá ser requerida no CRTR onde você possui inscrição principal e também naquele onde está sua inscrição secundária. A certidão é individual, ou seja, todos os membros da chapa deverão emitir e apresentar o documento (tanto para as Eleições Nacionais quanto para as Regionais).

Tire suas dúvidas

Os Conselhos Regionais disponibilizaram uma equipe para recepcionar as dúvidas sobre as eleições. Caso persistam, você pode ainda buscar esclarecimentos junto à Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Os contatos dos CRTRs podem ser acessados aqui: www.conter.gov.br/site/regionais

O e-mail Comissão Nacional Eleitoral é este: cne@votaradiologia.org.br

Vota Radiologia 2023

A eleição dos próximos Conselheiros Nacionais e Regionais para o quadriênio de 2024/2027 acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho deste ano, em votação virtual, que ocorrerá simultaneamente em todo o país.

A candidatura se dará por meio de chapas, compostas de 20 membros: 18 concorrem às vagas do CRTR (9 efetivos + 9 suplentes); além de 2 indicações para o CONTER, um efetivo e outro suplente. Apenas os CRTRs das 2ª e 13ª Regiões, Ceará e Espirito Santo, respectivamente, não realizarão eleições regionais, pois o último pleito ainda segue vigente. Estes Regionais apenas indicarão candidatos à eleição para Conselheiros Nacionais.

As chapas interessadas em concorrer ao pleito terão o prazo de 13 de março a 26 de abril para se inscreverem. A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) analisará as inscrições e deverá apresentar resposta sobre deferimento ou indeferimento das candidaturas até 30 de maio.

Acesse as publicações oficiais das Eleições Unificadas do Sistema CONTER/CRTRs, neste link.