Em 2020, o Ministério da Saúde definiu o tema do Dia Nacional de Combate ao Câncer com foco na segurança do paciente durante a cirurgia oncológica. A campanha tem como objetivo reforçar que as cirurgias contra a doença fornecem os cuidados necessários para controlar a doença. Além disso, reforça que o tratamento, tão temido pelos pacientes, deve ser realizado com a maior brevidade possível, a fim de minimizar as enfermidades.
No contexto de enfrentamento ao câncer, os profissionais das técnicas radiológicas têm papel importantíssimo no tratamento desses pacientes. A Radioterapia, por exemplo, consiste em quebrar o núcleo da célula doente por meio de radiações ionizantes. Feito isso, a proliferação da patologia é interrompida, enquanto as células saudáveis que foram destruídas no processo voltam a se regenerar.
O “volume do alvo cancerígeno” é especificado pelo radioterapeuta e inclui o conhecimento do tumor e as possíveis margens de erro externas. Além disso, o profissional especifica os cuidados com alguns órgãos de risco como espinha dorsal, rins, olhos, pulmão e intestino.
Junto a radioterapia, as formas de tratamento mais utilizadas no país são a cirurgia e a quimioterapia. Além delas, existem outros métodos não convencionais como a hormonioterapia, terapia alvo, terapia oral e várias outras. Clique aqui e saiba mais sobre os procedimentos.
Cuide-se bem e não deixe sua saúde em segundo plano!