Na última semana, o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciano Guedes, esteve reunido com a deputada federal Dra. Soraya Manato, do Espírito Santo, para tratar sobre o andamento do Projeto de Lei (PL) nº 3.661/2012, que regulamenta a profissão de Tecnólogo em Radiologia. A parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), onde encontra-se a proposta atualmente, declarou apoio à batalha do Conselho Nacional pelo reconhecimento da categoria.

Dra. Soraya é médica e conhece de perto a realidade dos tecnólogos e tecnólogas. “Os profissionais da Radiologia têm uma atuação muito relevante e indispensável na Medicina, pois só conseguimos gerar diagnósticos patológicos por meio do trabalho realizado por eles”, defende a representante, que complementa dizendo que a PL 3.661/12 “é uma proposta que contará com o meu total apoio na Câmara dos Deputados”.

Para o presidente do CONTER, estabelecer diálogos sólidos com autoridades que se identificam com as questões da saúde pública é um dos caminhos para sensibilizar o parlamento sobre a necessidade de o reconhecimento da categoria. “Este apoio é muito significativo por se tratar de uma liderança nacional sensível à nossa causa e que sabe o quão fundamental são as técnicas radiológicas para a população. A valorização demonstrada pela deputada Dra. Soraya revela que o nosso trabalho de conscientização em prol da regulamentação tem alcançado bons resultados junto ao poder público”, analisa Luciano Guedes.

O CONTER lançou há alguns dias a campanha “Quem salva vidas merece mais que aplauso – pela regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia”, com o objeto de mobilizar a sociedade e angariar apoio a favor de uma legislação federal que regulamente a referida profissão. Nas redes sociais, as ações geraram mais de 200 mil interações, o que evidencia um forte engajamento da população com a proposta.

Abaixo-assinado: demonstre seu apoio

Um abaixo-assinado foi lançado nesta semana e já conta com a assinatura de mais de 5 mil pessoas. Demonstre que você apoia a regulamentação de tecnólogos e tecnólogas em Radiologia assinando a petição, que se encontra disponível neste link (clique aqui).

Mobilize familiares, amigos, colegas de trabalho e admiradores da Radiologia. Com a conscientização da sociedade, alcançaremos o nosso objetivo.