O distanciamento social nos forçou a reinventar as maneiras de demonstrar afeto. Abraços deram espaço a declarações e palavras, que tentam traduzir os sentimentos que antes eram expressos por contato físico. Essa realidade é ainda mais forte entre os profissionais da Radiologia, que neste momento, em razão do seu ofício, são obrigados a manter distância e evitar contato com muitas pessoas que amam.

Como forma de agradecimento pela dedicação à saúde do próximo, estudantes de Radiologia do Paraná realizaram a ação “Radiologia por amor”, em que escreveram cartas aos profissionais das técnicas radiológicas que trabalham no Hospital do Trabalhador de Curitiba (HT). A iniciativa foi apoiada pelo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Paraná (CRTR10), que fez a ponte entre os estudantes e os profissionais. “É um gesto de agradecimento e de reconhecimento do valor do profissional da Radiologia no enfrentamento da pandemia”, definiu o presidente do CRTR10, TR. Heliomar Lisik.

“Esse projeto também é essencial para o desenvolvimento de atitudes de empatia, solidariedade e de identificação do aluno com sua futura profissão. Além disso, contribui para o entendimento da importância do profissional de radiologia na promoção da saúde e do bem-estar da população”, afirma Flávia Del Claro, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, da Universidade Positivo (UP), instituição idealizadora da ação.

O diretor-tesoureiro do CONTER, TNR. Sandoval Kerhle, entende que a ação reforça a união dentro da comunidade radiológica. “Os estudantes unem a educação à profissão por uma visão de humanidade”, pondera o representante, que complementa, “atitudes como esta nos leva a refletir a respeito da grandiosidade da atuação dos profissionais da Radiologia”.

Contribuíram com as cartas os futuros profissionais Cristiane Lima Brandt do Nascimento, Andressa Brisola do Nascimento, Monique Santos da Silva, Pamella Fernandes Schon, Diego Costa Passos, Bruna Gabrielli Viero Vargas, Ana Caroline Alves Marcilio e Kerollyn Kubis Bomfim.