As principais entidades de classe da área das Técnicas Radiológicas são o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), as Associações e os Sindicatos.
O CONTER, criado em 1987, se encarrega da função de normatizar e fiscalizar o exercício da profissão no país, mantendo a inscrição de pessoas habilitadas a exercer a profissão. A sede do Conselho Nacional fica localizada em Brasília – DF e dispõe de 17 subunidades regionais, os chamados Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTR’s), que organizam a profissão nos respectivos Estados e coíbem o exercício ilegal da profissão.
O CONTER é a casa de Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia. As atividades das instâncias não são concorrentes, ao contrário, se complementam. Vemos como fortificantes as parcerias entre as instituições“, TR. Silvia Karina Lopes – presidente CONTER.
Para exercer a profissão, todo profissional deve se registrar no Conselho Regional do Estado onde pretende trabalhar.
Associações e Federações
São representantes dos interesses da classe profissional e sua principal função é a de realizar o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais, incentivando sua qualificação. Atualmente, a Associação Brasileira de Tecnólogos em Radiologia (ABTER) é a única da categoria no país.
Idealizada por profissionais dos cursos superiores de Tecnologia em Radiologia do Distrito Federal, A ABTER busca melhorias para o setor, representando os profissionais para promover, qualificar, valorizar e contribuir para o reconhecimento da classe.
A Associação Brasileira de Tecnólogos em Radiologia, fundada em 2020, é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter organizacional, filantrópico e educacional, com a missão de fortalecer e atender a todos os Tecnólogos em Radiologia, principalmente na promoção de pesquisas e estudos relacionados às diversas áreas da radiologia. Além de promover a realização de congressos, cursos de qualificação profissional em consonância com as normativas vigentes e outras atividades destinadas à atualização e especialização profissional dos Tecnólogos em Radiologia”, Prof. Ezequiel Núbio – presidente ABTER.
Sindicatos
A missão principal dos Sindicatos é a luta pela melhoria das condições de trabalho, remuneração, relações entre proprietários de empresas privadas, públicas e seus colaboradores. Além da defesa da classe, os sindicatos têm como atribuição verificar a jornada de trabalho do profissional, o cumprimento do piso salarial e acordos realizados de forma individual ou coletiva, garantindo os direitos trabalhistas.
Entidades sindicais, conselhos de classe e associações possuem atribuições distintas e delimitada pela legislação. Essas diferenças permitem um melhor alcance de resultados na representação dos trabalhadores. Independente das atribuições, deve ser compromisso dos representantes criar pontes institucionais que possibilitem ascensão da classe profissional, alcançando assim, não apenas a representação, mas uma efetiva representatividade dos trabalhadores“, André Luiz Silva dos Santos – Coordenador-presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do Rio Grande do Norte.
Ficou curioso? Procure o Conselho Regional, Federações, Associações e Sindicatos que atendem sua região de exercício profissional!