O 7º Corpo de Conselheiros do CONTER realiza, desde ontem (29), a II Reunião Plenária Extraordinária de 2020, que marca o primeiro encontro por videoconferência da história da instituição. Além de seguir as orientações de isolamento social, ao se reunirem virtualmente, os conselheiros não desfalcam seus postos de trabalho, visto que a maioria exerce a profissão e, neste momento, atuam no enfrentamento da pandemia. Os trabalhos se estendem até as 18h de hoje (30).

Na abertura da reunião, o presidente do CONTER, Luciano Guedes, deu boas-vindas aos conselheiros e os agradeceu pelo esforço que todos do Sistema CONTER têm realizado para manter as atividades dos Conselhos de Radiologia. Ressaltou, ainda, o empenho dos colaboradores dos Conselhos Nacional e Regionais, que, segundo o representante, demonstram um grande senso de coletividade.

O presidente destacou a importância da atuação dos profissionais da saúde, em especial, dos profissionais das técnicas radiológicas. “Não podemos deixar de expressar a nossa gratidão e admiração pelos trabalhadores de todas as áreas da saúde e por todos aqueles que prestam serviços essenciais à sociedade. Em especial, agradecemos aos nossos colegas, os profissionais da Radiologia, que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia”.

Para o Conselheiro Antônio Eudes, de 59 anos e com mais de 40 anos de atuação na área, a iniciativa do encontro virtual foi positiva. “Demos seguimento a pautas importantes e discutimos assuntos relevantes para a categoria. A pandemia gerou muitas demandas e essas questões precisavam ser resolvidas. Representamos profissionais da linha de frente, não podemos parar”, asseverou o pioneiro.

Durante os dois dias de trabalho, os conselheiros se debruçarão, principalmente, sobre assuntos referentes ao enfrentamento da pandemia e sobre meios para se garantir a segurança dos profissionais da Radiologia. Serão analisadas a efetividade das medidas já adotadas pelo Conselho Nacional para diminuir os impactos sociais da crise, como o aceleramento do processo de habilitação profissional, os canais de denúncia e de monitoramento de casos de contaminação, além do adiantamento da inscrição de estudantes que tenham concluído a parte teórica do curso e, pelo menos, 75% do estágio obrigatório.