Na tarde de hoje (17/06), teve início o XI Encontro dos Fiscais, Presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (COREFIs) e do Administrativo do Sistema CONTER/CRTRs. Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a qualificação das equipes de fiscalização tem sido realizada de forma online, com foco em palestras e ações que guiam os trabalhos dos agentes fiscais nesse novo momento.
“O comprometimento da nossa equipe técnica e de informática permite que possamos realizar essa troca de experiências. Este 7º Corpo de Conselheiros do CONTER tem o objetivo de intensificar a fiscalização em todo o país, de modo que ano após ano nós alcançamos mais estabelecimentos e municípios. Agradeço o empenho de todos para a realização desse evento histórico, que proporciona esclarecer dúvidas e trocar experiências”, enfatiza o presidente da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI), TNR. Marcos Junior de Oliveira Silva.
Um dos principais temas do dia foi a palestra da professora TR. Maria Elvira Oliveira, sobre atribuições na Radiologia Industrial. “Conhecer as principais indústrias que utilizam radiações ionizantes e aproximar o diálogo dos Conselhos com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). São fatores conjuntos que podem fazer a diferença nesse mercado”, explica a especialista em Biossegurança e Biotecnologia Nuclear.
O evento, que terá continuidade nos dias 18, e 19 de junho, contou com três palestras nesta quarta-feira:
Sobre Ética e Fiscalização
Palestrante: TR. Silvia Karina Lopes da Silva
(Conselheira federal e presidenta da Coordenação Nacional de Educação do CONTER – CONAE)
Atribuições na Radiologia Industrial
Palestrante: TR. Maria Elvira Oliveira De Jesus
(Professora e especialista em Biossegurança e Biotecnologia Nuclear)
Sobre Lei de Abuso de Autoridade na fiscalização
Palestrante: Dra. Elizangela Paiva Scárdua
(Assessora Jurídica do CONTER)
De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER), TR. Luciano Guedes, a integração desses temas com a realidade dos agentes fiscais é primordial para o avanço do processo fiscalizatório dos 18 Regionais. “O fiscal é a principal ponte entre o profissional e o Conselho. Ouvi-los e orientá-los nos dá caminhos para fomentar estratégias de controle jurisdicional da profissão, mesmo em tempos de isolamento social. Seguiremos vigilantes”, enfatiza.