CONTER prorroga prazo para atualização cadastral da nova identidade

0
441

Até o dia 10 de janeiro de 2021. Esse é o novo prazo que os profissionais das técnicas radiológicas terão para atualizar seus dados cadastrais nos Conselhos Regionais. Após essa data, a emissão da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) será cobrada. A atualização pode ser realizada no link: www.conter.gov.br/site/recadastramento, disponível no Portal CONTER.

O projeto de implementação contempla os profissionais de 21 estados e do Distrito Federal. São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão incluídos na próxima etapa. Isso porque os Regionais possuem uma plataforma de tecnologia da informação diferente das demais regiões, o que requereu um prazo maior de adaptação ao processo de atualização. Em São Paulo, contudo, já é possível adiantar a atualização de forma parcial e facilitar o processo quando a implementação total chegar ao estado.

“Temos trabalhado de forma organizada e gradativa para contemplar os profissionais de todo o país. A CIP é um documento moderno e contará com uma versão digital, que poderá ser acessada por meio de aplicativos em qualquer dispositivo móvel”, explica o Diretor Tesoureiro do CONTER, TR. Sandoval Kehrle.

> Clique aqui e veja o tutorial de passo a passo para o recadastramento.

Veja como fazer a atualização cadastral em 7 passos

1 – Clique no banner “Atualize os seus dados cadastrais” na página inicial do CONTER. Feito isso, selecione o CRTR responsável pela sua inscrição.

2 – Assim que a nova página for aberta, selecione o botão “Atualização Cadastral” ou “Atualize o seu Cadastro”. Durante esse processo é necessário verificar a existência de alguma informação a ser atualizada. A informação deve ser encaminhada em um documento/arquivo, seja .doc, .txt ou pdf (indicado). Também é possível anexar documentos digitalizados e fotos de comprovantes de residência.

3 – Existirá situações em que o cadastro já estará atualizado ou em que as alterações não geram comprovantes (como mudança de telefone ou e-mail). Nestes casos, o profissional deverá incluir um comprovante do endereço atual no campo “Arquivo de comprovação para alteração”.

4 – Se não houver alterações, no campo “DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO”, informar “Não há alterações”. Importante: Ambos os campos devem ser obrigatoriamente preenchidos. Após anexar e especificar o que deve ser alterado, basta clicar em «incluir dados».

5 – Concluindo o processo de Inclusão dos Dados, uma nova guia chamada «Minhas Solicitações» estará disponível, onde o Regional receberá uma notificação e solicitará sua CIP.

6 – Após o passo nº 5, o CRTR encaminhará um link para o profissional via e-mail para dar continuidade ao processo de inclusão dos dados e efetuar a requisição da carteira. Abra o link encaminhado pelo CRTR e registre seu Usuário (Login) e Senha. Dessa forma, você terá acesso ao ambiente digital, onde informará os dados Biométricos e Biográficos.

7 – Pronto! Agora é só aguardar o Regional concluir o processo do seu documento. Vale reforçar que a nova CIP será gratuita, apenas para os profissionais já inscritos no Sistema CONTER/CRTRs, até o dia 10 de janeiro. Quaisquer dúvidas adicionais sobre prazos, basta entrar em contato com seu Regional. Veja os contatos aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here