O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) implementou várias medidas para apoiar aos profissionais da Radiologia que atuam na linha de frente da pandemia da COVID-19. Entre as principais delas, estão a Cartilha de Orientações Preventivas, o canal de denúncias por falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o observatório de monitoramento de casos de contaminação, além da implementação de uma Comissão de Enfrentamento da crise de saúde, que na última terça-feira (26), esteve reunida com representantes das Coordenações Regionais de Educação (Coreds).

Para dar impulsionamento a estas ações, a Diretoria Executiva do Conselho, em reunião realizada na última quinta-feira (28), definiu que os Supervisores das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR) seriam peças-chave desta atuação. Para tanto, recomendará aos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs)que realizem conferências virtuais com SATRs das respectivas regiões, como meio de aproximação e para traçar diretrizes conjuntas.

“Os Supervisores exercem papel fundamental nos setores de Radiologia. Esses profissionais fazem parte das equipes, estão atentos e conhecem as necessidades da categoria. O trabalho dos CRTRs será no sentido orientar e municiar o SATR de informações, para que eles entendam a importância deste trabalho do CONTER”, pondera o presidente do órgão, Luciano Guedes. “Conscientes da necessidade de intensificar, junto aos profissionais, as medidas de segurança e de controle propostas pelo Conselho, exercerão uma função decisiva, neste momento em que estamos diante de grandes desafios”, complementa.

A ação contará com a colaboração Comissão de Enfrentamento, que foi criada com o objetivo de traçar políticas de combate à pandemia. Além de analisar a efetividade da iniciativa e detectar pontos a serem ajustados, a frente de trabalho poderá propor novas medidas para atender a finalidade do projeto.