Concentrando esforços para manter ativos os serviços prestados à sociedade, representantes dos Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia (CONTER/CRTRs) tem se reunido virtualmente para discutir assuntos de interesse da categoria. Na tarde de hoje (23), aconteceu a última reunião do ciclo de 4 encontros, no qual os gestores regionais e a diretoria executiva do CONTER debateram, principalmente, ações que visam diminuir os impactos causados pela pandemia da Covid-19.

Nos dois encontros desta semana, que contou a participação de CRTRs das regiões Nordeste e Sul, discutiu-se meios efetivos para agilizar o processo de inscrição profissional; estratégias para combater a invasão de outras categorias na área da Radiologia, além de tópicos referentes à fiscalização. Os Conselhos socializaram as ações tomadas para superar as principais barreiras causadas pela crise de saúde e medidas de apoio aos profissionais da Radiologia, que estão na linha de frente da pandemia.

Também foram pautas das reuniões a Resolução CONTER nº 3/2020, que determina uma série de medidas de enfrentamento da crise, como o teletrabalho, o adiamento das anuidades e o corte de verbas indenizatórias; a Resolução nº 7/2020, que cria a Certidão Profissional Excepcional, que agiliza o processo de habilitação profissional, em razão da pandemia; e a Resolução nº 8/2020, a qual autoriza a inscrição de estudantes que tenham cumprido a parte teórica do curso e, pelo menos, 75% do estágio obrigatório.