Foi publicado no Diário Oficial o edital da eleição unificada e simultânea do sistema CONTER/CRTRs para o quadriênio de 2024 a 2028, para a escolha de conselheiros(as) dos conselhos regionais (CRTRs) e do nacional (CONTER). Desse modo, o CONTER convoca os(as) profissionais da Radiologia para a votação obrigatória.
Os(as) interessados(as) a concorrerem aos cargos devem apresentar suas candidaturas através de chapas – nos termos do Regimento Eleitoral, assim que for publicado o calendário com as datas e prazos.
Cada Regional irá eleger 1 conselheiro(a) efetivo e 1 suplente para a composição do Conselho Nacional, enquanto que os Regionais serão compostos por 9 efetivos e 9 suplentes. Todos os(as) representantes serão eleitos por voto direto.
Os Regionais do Ceará (CRTR2) e do Espírito Santo (CRTR13), não participarão das eleições para conselheiros(as) regionais, diante dos mandatos que irão se encerrar a partir de 2024, tendo seus mandatos unificados e com a realização de eleições simultâneas a partir de 2028. Para a escolha de conselheiros(as) do Nacional, participarão todos os Regionais, inclusive as 2ª e 13ª regiões.