Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) não irá reajustar os valores das anuidades dos profissionais das técnicas radiológicas. A decisão do 7º Corpo de Conselheiros do CONTER leva em consideração o atual cenário de crise que atingiu o país e busca assegurar que técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia exerçam, dentro da regularidade, as suas atribuições profissionais.
A medida, porém, só foi possível graças a atuação dos gestores do Sistema CONTER/CRTRs e o combate firme, por parte do 7º Corpo de Conselheiros, a irregularidades de gestão, como o desvio de recursos públicos. A ação rigorosa garantiu mais saúde financeira aos Conselhos Nacional e Regionais no último período e possibilitou prestar este apoio à classe.
Os trabalhadores que optarem por pagar a anuidade em cota única terão desconto de 12% sobre o valor total, caso realizem o pagamento até o dia 10 de janeiro de 2022. Há também a opção de dividir em até 5 vezes, com vencimento da parcela no dia 10 de cada mês, a partir de janeiro de 2022.
A sua contribuição é o que garante o funcionamento dos Conselhos de Radiologia e financia a fiscalização do exercício das técnicas radiológicas no Brasil. O Sistema CONTER/CRTRs não conta com recursos do Governo Federal e mantem-se exclusivamente do dinheiro da anuidade dos profissionais da Radiologia.
A anuidade por categoria, assim como os valores das demais taxas para o exercício de 2022 podem ser consultados na Resolução CONTER nº 13, de 8 de setembro de 2021, disponível neste link.